Consulta Cartão Sus

O Cartão SUS, ou seja, o cartão do Sistema Único de Saúde, serve para armazenar todas as informações do paciente ao se consultar em postos ou unidades de saúde pública, o que inclui tanto seus dados básicos como os dados sobre suas consultas e demais procedimentos médicos realizados.

É por meio do cartão SUS feito pelo Ministério da Saúde que o governo federal mantém o controle de todas as informações referentes aos últimos procedimentos realizados pelo indivíduo no âmbito da saúde – o local onde ele foi atendido, a data e o horário, tipos de serviços disponibilizados (como consultas, exames, tratamentos) e assim por diante.

Consulta Cartão SUS

Neste artigo, vamos conferir é possível realizar a sua consulta cartão SUS.

• Consulta cartão SUS por nome





Para realizar a consulta cartão SUS pelo nome é necessário acessar o Portal de Saúde do Cidadão (disponível em: http://portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/verificarSePossuiCNS.htm) e clicar na guia: “Consulta à base do CNS por nome”.

Para conferir o número e demais informações referentes ao seu cartão do SUS é preciso informar os seguintes dados: nome completo (do dono do cartão), data de nascimento, número do CPF, cidade de nascimento e nome completo da Mãe.

Saiba mais:   Cartão Sus Cadastro

Isso feito, clique em ‘Consultar’. Em alguns segundos você será direcionado à página do portal com todos os dados mais recentes referentes ao seu Cartão Nacional de Saúde.

Consulta Por Nome

• Consultar Número do Cartão do SUS



Já para realizar a consulta do seu cartão CNS tendo em mãos o número do cartão é preciso acessar o Portal de Saúde do Cidadão (disponível em: https://portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/validaNumeroCNS.htm) e em seguida clicar na guia: consulta à base do Cartão CNS por número do cartão do SUS, número do CPF ou DNV.

Para que seja possível conferir os dados, serviços e procedimentos realizados pelo seu cartão do SUS é preciso seguir os seguintes passos:

– Primeiramente, selecione qual será o tipo de pesquisa efetuada – informando o número do seu CNS, informando o número do seu CPF ou informando o número do DNV;

– No caso de selecionar o cartão do SUS (CNS), é preciso informar não só o número do cartão, como também, o município e o mês em que você nasceu;

– O mesmo serve também para o CPF ou para o número do DNV.

Em seguida, basta clicar em ‘pesquisar’ para que todos os serviços, procedimentos e ações realizadas nos últimos anos sejam listadas para o usuário.

Em ambos os casos a busca pode ser realizada online, ou seja, exclusivamente pela internet.

Consulta Pelo Número do CNS ou CPF

Neste artigo, conheceremos um pouco mais sobre o cartão do SUS e como realizar a consulta cartão SUS. Vamos lá?

• Portal de Saúde do Cidadão

O Portal de Saúde do Cidadão consiste em um sistema onde o usuário do SUS pode acessar todo o seu histórico de serviços, procedimentos e ações realizadas nas unidades, hospitais e postos de atendimento de saúde pública.

Saiba mais:   Cartão Sus Como Fazer Pela Internet

Neste histórico é possível conferir dados referentes a internações hospitalares, atendimentos do tipo ambulatoriais, consultas e até mesmo compras de remédios no programa governamental Farmácia Popular.

O Portal de Saúde do Cidadão reforça ainda a importância de os usuários saberem a data, o período, o nome do estabelecimento, do profissional responsável e demais dados referentes aos serviços prestados.
Por meio do Portal de Saúde do cidadão é possível realizar os seguintes procedimentos:
• Consulta à base de dados do cartão nacional de saúde por nome;
• Consulta do CNS por número do cartão SUS, DNV ou número do CPF;
• Consulta do cartão CNS por meio do nome completo do cidadão;
• Realização de um pré-cadastro (que só poderá ser finalizado em uma unidade ou posto de atendimento de saúde).

• Dúvidas sobre o cartão SUS ou consulta do Cartão

Algumas dúvidas que você ainda pode ter sobre o cartão SUS ou sobre como efetuar a sua consulta são:

– O que devo fazer para ter em mãos o meu Cartão Nacional de Saúde?

O cartão do CNS é efetuado em questão de poucos instantes no posto ou unidade de saúde pública mais próxima da sua residência.

Para solicitar o cartão é preciso ter os seguintes documentos: CPF, RG ou outro documento com foto e comprovante de residência (para comprovar a moradia próxima à unidade de saúde). Isso feito, um cadastro será realizado e o seu cartão do SUS será emitido em questão de minutos.

– O que é o acesso restrito do Portal de Saúde do Cidadão?

No acesso restrito do portal o indivíduo pode conferir uma série de informações sobre o seu cadastro no SUS.

Saiba mais:   Cartão Sus Cadastro

Algumas delas são: dados de cadastro; visualização do cartão CNS em aplicativos (para sistema operacional Android); impressão do cartão em formato A4; alteração de senha; verificação dos estabelecimentos de saúde pública mais próximos a sua residência; histórico de serviços, procedimentos e ações referentes à saúde (como internações, compra de remédios da Farmácia Popular, tratamentos em andamento, procedimentos ambulatoriais e outros) e assim por diante.

Qualquer informação pessoal referente à saúde do indivíduo também poderá ser verificada no portal do Cidadão após a consulta do cartão SUS. Algumas delas são: principais queixas referentes à saúde; histórico da família; medicamentos utilizados em tratamentos, sejam eles de uso contínuo ou em tratamentos momentâneos; diagnóstico de doenças do tipo crônicas ou alergias e assim por diante.

Por meio do Portal de Saúde do Cidadão também é possível conferir uma lista completa com todos os estabelecimentos, entre farmácias e farmácias de manipulação, que sejam conveniadas ao programa federal Farmácia Popular.

– Como posso ter a senha do Portal de Saúde do Cidadão?

Para obter a sua senha no portal é preciso realizar um simples cadastro com base em seus dados pessoais e número do cartão do SUS. Depois de informados os seus principais dados, verifique a sua caixa de entrada do e-mail, onde estarão as instruções para a finalização do cadastro.

—-
E agora que você já conhece todas as informações sobre o Cartão Nacional de Saúde, sobre o Portal de Saúde do Cidadão e sobre como realizar a consulta cartão do SUS (seja por meio do nome do usuário ou do próprio número do cartão), o que ainda está esperando para pesquisar os seus dados?

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCartão Sus Segunda Via
Próximo artigoCadsus Simplificado