CADSUS WEB: Cadweb


O CADSUS foi desenvolvido para facilitar o sistema de cadastramento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele permite que o usuário tenha um Cartão SUS, pelo qual terá benefícios nas operações de cadastro. O cartão, por exemplo, garante muito mais eficiência no atendimento, além de facilitar a gestão do SUS com recursos práticos e assimiláveis. A avaliação, o planejamento e a programação das ações de saúde podem ser simplificados com a ajuda de um banco de dados. Isso porque ele torna o processo de diagnóstico facilitado para o usuário. Tudo isso é garantido com o cadastramento. Continue lendo para conhecer mais o funcionamento do sistema.

O que é o Cadsus?

A finalidade do Cad Sus é cadastrar os usuários no Sistema Único de Saúde de uma maneira eficiente e agilizada. O SUS tinha o objetivo de criar um instrumento que descomplicasse a gestão do usuário e que melhorasse o sistema de atendimento. Surgiu então o Cartão Nacional de Saúde, que pode ser utilizado em todo território nacional.

O SIAB – Sistema de Informação de Atenção Básica é a unidade responsável por abrigar os dados importados pelo sistema. O Cartão Nacional de Saúde é um item necessário para a consolidação do SUS. Para obter o cartão, é necessário passar, antes de tudo, pelo Cadastro Nacional de Usuários. O sistema do Cadsus foi implementado através da aprovação da Comissão Intergestores Trupartite e da regulamentação da Portaria MS/GM nº017/2001.

Benefícios

Veja as vantagens para cada agente:

• Usuários: Além de obter um atendimento mais veloz, o usuário terá a sua a identificação imediata e poderá realizar as tarefas de marcação de exames e consultas, sem precisar enfrentar burocracia.

• Gestores: As tarefas de planejamento, que precisa elencar as ações de saúde prioritárias, se tornarão muito mais simples. Além disso, o processo de distribuição de medicamentos obtidos pelo SUS ficará mais prático.

• Profissionais de saúde: O usuário é identificado de imediato e a marcação dos exames e consultas também é otimizada. Além disso, o tempo de atendimento dos pacientes será reduzido, poupando o tempo deles e dos profissionais.

Funcionalidades do Cad sus

Diversos Sistemas de informação podem ser integrados no Cadsus. Veja:

• CADSUS Municipal (Domiciliar) - O sistema pode fazer o cadastramento tanto de indivíduos como de domicílios. É usado por profissionais do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e do Programa Saúde da Família (PSF).

• CADSUS Simplificado - Os dados capturados para a identificação individual são exclusivos dos usuários. Tratamentos contínuos e terapias renais substitutivas (TRS) têm benefícios com o sistema, e por isso ele vem sendo utilizado nos estabelecimentos de saúde que realizam esses processos.

• CADSUS Web (CADWEB) - O usuário pode obter o número de identificação provisório assim que realizar seu cadastramento. Para isso ele deve utilizar internet, para que possa imprimir o comprovante com o número. Os EAS (Estabelecimentos Assistenciais de Saúde) que possuem um sistema - que utilize a conectividade - podem usá-lo.

• CADSUS Crítica - As instituições que têm bases de dados particulares para o armazenamento de cadastros podem enviar as suas informações através dele. Isso é feito com uma crítica previa, para que seja realizado, mais tarde, o envio de cadastros do DATASUS. A própria aplicação possui recursos para a transmissão dos dados.

Como funciona o CADSUS Web

Os usuários possuem duas ferramentas no Cadastramento Único de Saúde Web. Elas são utilizadas no sistema responsável pelo cadastramento dos cidadãos. O acesso para a realização desse processo está no próprio SUS. Então será possível, tendo o cartão em mãos, utilizar a rede de atendimento em qualquer lugar do país. Conheça uns pontos importantes:

CADSUS WEB - Cadastro:

A área de Cadastro é utilizada para efetuar a consulta online dos usuários do Sistema Único de Saúde. A partir dela também é possível realizar os seus cadastros e imprimir etiquetas com os dados de inscrição. Elas devem ser coladas no Cartão Nacional de Saúde, como foi definido pela Portaria 940/2011, de 28 de abril de 2011.

CADSUS WEB - Administrador:

No aplicativo para internet Cadsus Web há a área Administrador, cuja finalidade é o gerenciamento e a administração dos operadores do sistema. Eles estão ligados aos Estabelecimentos de Saúde situados em todas as regiões brasileiras.

Cadsus Consulta por Nome

Com a implementação do sistema Cartão Nacional de Saúde, os operadores do Cadsus Web devem agora renovar o cadastro no Administrador do aplicativo. Para realizar as operações no sistema é preciso que eles tenham em mãos o número do CNS (Cartão Nacional de Saúde) para realizar a consulta por nome no CADSUS.

CADSUS WEB Acesso

Novos operadores do sistema podem ser cadastrados por profissionais que possuem login e senha de acesso. Para isso, os novos funcionários deverão, primeiramente, concluir o termo de responsabilidade. Na hora de fazer o cadastro dos novos operadores, os campos devem ser preenchidos completamente. Os novos agentes precisam informar o CPF, e-mail pessoal válido, endereço, telefone para contato, etc. Além disso, eles deverão anexar uma foto ao cadastro. A validação do número do Cartão Nacional de Saúde é feita no exato momento do preenchimento dos campos. Mas a conclusão do cadastro no Cadsus Web só pode ser realizada depois da aprovação do sistema, baseado na validade das informações. Nos casos em que há infrações no cadastro, é feito um rastreamento para chegar a um veredito sobre o perfil. Isso pode acontecer, por exemplo, quando há informações falsas sobre o usuário ou quando o cadastro é feito fora do padrão exigido. Nesses casos o Gestor Municipal é informado do uso impróprio do sistema para alocação de dados falsos. Quando o caso for o desligamento de um operador no Cadsus Web, a inativação do acesso é feita pelos administradores do sistema da operadora. Se você deseja esclarecer alguma dúvida sobre o sistema ou ler os termos de uso e os ofícios, acesse o site da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

CadSus
CadSUSweb

Cadsus Multiplataforma

O Cadsus Multiplataforma é dividido em vários segmentos como: Cadsus Multiplataforma Centralizador: é um programa de manutenções, referências, cadastros e concentração dos usuários de Sistema Único de Saúde e de suas residências. Alvo: Secretaria Municipal de Saúde

Centralizador Multiplataforma
Multiplataforma Centralizador

Cadsus Multiplataforma Municipal Rede: programa de preservação e cadastro dos usuários do SUS, e suas residências. Alvo: Secretaria Municipal de Saúde

Multiplataforma Municipal Rede
Multiplataforma Municipal Rede

Cadsus Multiplataforma Municipal Mono: é o programa de preservação e cadastro dos usuários do SUS, e suas residências. Alvo: Secretaria Municipal de Saúde.

Multiplataforma Municipal Mono
Multiplataforma Municipal Mono

Cadsus Multiplataforma Centralizador Simplificado: programa de manutenção, referência, cadastro e concentração dos usuários do Sistema Único de Saúde. Alvo: Unidades de Saúde

Multiplataforma Centralizador Simplificado
Multiplataforma Centralizador Simplificado

Cadsus Multiplataforma Simplificado Rede: programa de preservação e cadastro dos usuários do SUS. Alvo: Unidades de Saúde

Multiplataforma Rede
Multiplataforma Simplificado Rede

Cadsus Multiplataforma Simplificado Mono: é o programa de preservação e cadastro dos usuários do SUS. Alvo: Unidades de Saúde.

Multiplataforma Simplificado Mono
Multiplataforma Simplificado Mono

Cadsus Simplificado

O CadSus Simplificado é dividido em três partes:

CadSus Centralizador Simplificado: disponibiliza á outros sistemas informações, cadastra endereços e usuários,  baixa e visualiza dados com destino á outro sistemas, é permitido para quem o utiliza verificar pesquisas sobre usuários, em Unidades de Saúde esta ferramenta foca através de outros equipamentos a digitação.

CadSus Simplificado Rede: é um programa de cadastros de Usuários que decorre de CadSus Centralizador ou de CadSus Centralizador Simplificado como suporte das informações. É um mecanismo de correção e manutenção de cadastros. O programa ligado ao Centralizador, concede a pessoa que o utilizar, promover buscas na base Federal e local sobre usuários.

CadSus Simplificado Mono: o principal objetivo deste sistema é fazer cadastros de endereços e usuários, eliminando a manutenção e correção a serem realizadas no dispositivo onde se encontra o Centralizador. É separado do CadSus Centralizador Simplificado, de vez em quando é indispensável que os dados mantidos na base afastada, seja repassado a base do Centralizador.

CadSus Simplificado
CadSus Simplificado

Aplicativo

O Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário prevê a criação de Unidades de Saúde dentro dos presídios e cada unidade terá seu número de CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde. Portanto, o Cadsus Simplificado deverá ser utilizado para cadastramento da população inserida naquele estabelecimento, utilizando formulário de Cadastramento de Usuários em Estabelecimentos de Saúde.

***

O Cad SUS veio para otimizar as operações no sistema e agilizar todos os processos referentes aos usuários. Os recursos do Cadsus Web são facilmente assimiláveis para a realização de qualquer operação. O Cartão SUS também oferece novos benefícios para garantir um melhor atendimento. Caso haja algum problema no cadastramento online, o processo pode ser prolongado. Por isso é preciso preencher os campos com muita atenção. Além disso, novos operadores do sistema precisam ler atentamente os termos de uso, para desempenhar sua função com mais facilidade. Seguindo as bases do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), esses meios permitem um gerenciamento eficaz e eficiente do SUS. No site da ANS os agentes podem ter acesso ao manual do CADSUS para assimilar mais facilmente o funcionamento geral do sistema.